A G-League está em luto oficial nesta segunda-feira. O ala-armador Zeke Upshaw, do Grand Rapids Drive, morreu depois de sofrer um desmaio súbito em quadra no minuto final da vitória da equipe afiliada do Detroit Pistons contra o Long Island Nets, no último sábado. De acordo com a reportagem da rede Wood TV, o jogador de 26 anos sofreu uma parada cardíaca.
“Depois de esforços contínuos da junta médica do Spectrum Health Hospital, Zeke passou para o outro lado nesta manhã. Eu quero agradecer os familiares, amigos, companheiros de time, técnicos, fãs e a direção do Drive pelas preces e apoio ao longo desse momento extremamente difícil”, declarou a mãe do falecido jogador, Jewel, por meio de comunicado oficial.
Upshaw foi removido de quadra de maca e levado imediatamente para o Spectrum Health, onde deu entrada em estado crítico e nunca chegou a dar sinais concretos de melhora. A ação rápida dos paramédicos, ainda no ginásio e no caminho até o hospital, teria sido o único motivo do jovem ter sobrevivido por quase dois dias – incluindo as primeiras 24 horas, consideradas cruciais.
“A família Drive está de luto com a trágica perda de Zeke. Ele tinha personalidade calorosa e era um incrível representante da nossa organização, dentro e fora das quatro linhas. Nossos sentimentos estão com toda a sua família e amigos durante esses tempos dolorosos”, lamentou a franquia da G-League, em conjunto com o comunicado emitido por Jewel.
O presidente de operações da G-League, Malcolm Turner, também publicou uma declaração lamentando a perda do ala-armador. “A comunidade da G-League está devastada com o trágico falecimento de Zeke, que era um sensacional garoto cuja confiança e perseverança levaram-no a uma bem-sucedida carreira no basquete profissional”, disse o executivo.
Upshaw disputou quatro temporadas na NCAA, atuando por Illinois State e Hofstra, antes de não ser escolhido no draft de 2014. Ele era atleta do Drive desde outubro de 2016. Em 75 jogos na Liga de Desenvolvimento da NBA, o jovem acumulou médias de 7.6 pontos, 2.6 rebotes e quase 40% de aproveitamento nos arremessos de longa distância.
Em respeito à memória do jogador, nós não postaremos o registro de seu colapso em quadra nesta notícia. O vídeo abaixo retrata uma de suas melhores atuações na atual temporada da G-League, quando anotou 25 pontos contra o Lakeland Magic.
O post Jogador da G-League morre após sofrer colapso em quadra apareceu primeiro em Jumper Brasil.