Golden State Warriors (2º) x (7º) San Antonio Spurs
Confrontos na temporada: Golden State 3 x 1 San Antonio
02-11 – Warriors 112 x 92 Spurs
10-02 – Spurs 105 x 122 Warriors
08-03 – Spurs 107 x 110 Warriors
19-03 – Warriors 75 x 89 Spurs
Datas do confronto
14-04: Spurs x Warriors – 16h (em Oakland) – com transmissão da ESPN
16-04: Spurs x Warriors – 23h30 (em Oakland)
19-04: Warriors x Spurs – 22h30 (em San Antonio)
22-04: Warriors x Spurs – 16h30 (em San Antonio)
24-04: Spurs x Warriors – Horário a ser definido (em Oakland)*
26-04: Warriors x Spurs – Horário a ser definido (em San Antonio)*
28-04: Spurs x Warriors – Horário a ser definido (em Oakland)*
* Se necessário
Horários de Brasília
Golden State Warriors (58-24)
Time-base: Quinn Cook (PG), Klay Thompson (SG), Kevin Durant (SF), Draymond Green (PF) e Zaza Pachulia (C)
Reservas com mais tempo de quadra: Andre Iguodala (SG/SF), Shaun Livingston (PG/SG), Nick Young (SG/SF), JaVale McGee (C), David West (PF/C), Kevon Looney (PF/C) e Jordan Bell (PF/C)
Técnico: Steve Kerr
Lesionados: Stephen Curry (PG) e Patrick McCaw (SG)
San Antonio Spurs (47-35)
Time-base: Dejounte Murray (PG), Patty Mills (SG), Danny Green (SF), Kyle Anderson (PF) e LaMarcus Aldridge (C)
Reservas com mais tempo de quadra: Rudy Gay (SF/PF), Manu Ginobili (SG/SF), Tony Parker (PG), Pau Gasol (PF/C), Davis Bertans (PF) e Bryn Forbes (SG)
Técnico: Gregg Popovich
Lesionado: Kawhi Leonard (SF)
Análise do confronto
Finalistas da conferência Oeste, no ano passado, Warriors e Spurs voltam a se encontrar nos playoffs, mas desta vez em um confronto válido pela primeira rodada. Ambas as equipes estarão desfalcadas de seus jogadores mais importantes – Stephen Curry e Kawhi Leonard – e vêm de atuações questionáveis na reta final da fase regular.
O atual campeão perdeu o foco e deixou bastante a desejar em termos de esforço, tanto que foi derrotado em dez das últimas 17 partidas. Há quem garanta que o Warriors estava apenas se poupando para os playoffs e que, a partir de agora, vai entrar com força total e resgatar o basquete que levou a equipe às últimas três finais. Questionado sobre a má fase do time, o técnico Steve Kerr disse o seguinte: “nada disso importa. No final, é sobre o que você faz nos playoffs. Esse é o teste. Esse é o desafio”.
Mesmo com o mau desempenho recente, o time californiano terminou a temporada regular como o líder em pontos anotados, assistências, tocos e no aproveitamento nos lances livres, arremessos de quadra e bolas de três pontos, e eficiência ofensiva. Além disso, o atual perímetro titular – Quinn Cook, Klay Thompson e Kevin Durant – teve um aproveitamento superior a 41% nos chutes de longa distância.
Franquia da NBA de maior sucesso nas últimas duas décadas, o Spurs passou por uma situação incomum durante a temporada regular em razão do imbróglio envolvendo Leonard. Um disse me disse danado, com rumores de que o ala e a equipe não estariam na mesma sintonia. Leonard, que foi um dos melhores jogadores da temporada passada, disputou apenas nove partidas por conta de uma grave lesão no quadríceps em, dificilmente, volta nos playoffs. Sem ele, LaMarcus Aldridge assumiu a condição de protagonista e não decepcionou.
O sistema de jogo estabelecido por Gregg Popovich é tão sólido que, mesmo sem poder contar com um dos três principais defensores da liga, o Spurs terminou a fase regular como o terceiro em eficiência defensiva. Além disso, a equipe texana foi a quarta que melhor defendeu o perímetro adversário e a terceira com o menor número de posses de bola. É com esse jogo de meia quadra, de ficar com a bola na mão o máximo possível, que o Spurs vai tentar surpreender o rival.
O grande x da questão da série é como o time de San Antonio vai lidar com Kevin Durant. Sem Leonard para dar conta do camisa 35 do Warriors, o Spurs deve penar com o atleticismo e a capacidade de pontuar do rival. O Spurs vai precisar, mais do que nunca, colocar em prática o famoso lema “defesas ganham campeonatos”.
Em suma, o Warriors é franco favorito na série e não deverá ter dificuldades para avançar porque simplesmente tem mais talentos. É de se lamentar bastante que Curry e Leonard não estejam aptas para o duelo. Só não acredito em varrida no confronto. O Spurs sempre vai merecer o nosso respeito por ter um dos maiores, quiçá o maior técnico de todos os tempos, e porque o time vai fazer de tudo para evitar o resultado das finais do Oeste do ano passado.
Palpite: Golden State Warriors 4 x 1 San Antonio Spurs
O post Previsão: Golden State Warriors (2º) x (7º) San Antonio Spurs apareceu primeiro em Jumper Brasil.