LeBron James deverá deixar o Cleveland Cavaliers e assinar com um novo time dentro de semanas, buscando chances mais concretas de conquistar o quarto título da carreira. Mas, se o ex-pivô Shaquille O’Neal pudesse dar um conselho ao craque, ele diria para que não paute sua escolha apenas na perspectiva de conquistar mais anéis de campeão. Que não cometa, basicamente, o mesmo erro que ele cometeu.
“Meu problema no fim de carreira é que estava tentando calar todo mundo e sendo egoísta. Após conquistar os três primeiros, todos diziam que não conseguiria outro. Fui lá e venci o quarto. E, depois disso, disseram que não poderia vencer mais – e, então, comecei a trocar de equipes freneticamente só para provar o contrário. Não precisava disso”, contou o ídolo do Los Angeles Lakers, em entrevista à ESPN.
Após conquistar seu quarto campeonato, atuando pelo Miami Heat, O’Neal passou por três franquias – na tentativa de manter-se em elencos competitivos – nas três temporadas derradeiras da carreira. Suas breves passagens pelo Boston Celtics, Phoenix Suns e Cavaliers não levaram aos sonhados títulos e, seguramente, não vão ser lembradas pela maioria dos torcedores em um futuro bem próximo.
“Há muito tempo, alguém ensinou-me que o livro da carreira de um jogador já está escrito ao chegarmos nos últimos anos de sua trajetória profissional. Você só pode adicionar páginas, colocar algumas notas de rodapé. O livro de LeBron, para mim, já está escrito: deixou sua marca na liga, ganhou três títulos e já é uma lenda tão grande que discutimos se é melhor do que Michael Jordan”, justificou o ex-astro.
Os argumentos de O’Neal são combatidos pela carreira de Jordan, que o ainda ala do Cavs já definiu como “o fantasma que persegue”. O considerado maior jogador de todos os tempos conquistou três dos seus seis títulos já nos últimos anos de sua segunda passagem pela NBA – o último deles, inclusive, aos 35 anos. Ainda assim, Shaq não vê benefícios inquestionáveis nessa caça frenética por mais troféus.
“Eu acho que o pensamento de LeBron agora seria algo como ‘quero vencer quatro títulos antes de Stephen Curry’, por exemplo. Mas, se fosse ele, depois de tudo o que vivi, não iria atrás do quarto, quinto e sexto anéis de forma desenfreada, sem importar o custo. Isso já não importa. Esse homem é uma lenda da NBA e seu livro já está escrito desse modo”, reforçou o integrante do Hall da Fama.
O post Para Shaquille O’Neal, LeBron não deve entrar em “caça frenética” por títulos apareceu primeiro em Jumper Brasil.