O polêmico Lance Stephenson será agente livre a partir do dia 1º de julho. O Indiana Pacers anunciou, nesta segunda-feira, que não exercerá a cláusula de extensão automática prevista em contrato, o que abre caminho para que o ala-armador teste o mercado. Se tivesse exercido a opção, o Pacers pagaria US$4.3 milhões pelos serviços de Stephenson na próxima temporada.
A decisão foi tomada para preservar a flexibilidade salarial da franquia e, consequentemente, para que o Pacers se coloque em boa posição para trazer reforços no período de agência livre. Segundo o repórter Chris Haynes, da ESPN, os alas-armadores Tyreke Evans e Will Barton, que serão agentes livres irrestritos, estão na mira do time de Indianápolis.
Selecionado pelo Pacers com a 40ª escolha do Draft de 2010, Stephenson virou uma das referências do time em 2013/14, na campanha que levou Indiana às finais da conferência Leste pela última vez. No ano seguinte, porém, o ala-armador recusou uma proposta financeira mais vantajosa da equipe para assinar com o Charlotte Hornets, em uma saída muito controversa.
Desde então, a carreira de Stephenson entrou em uma descendente profunda. Sua passagem pelo Hornets foi um fracasso, sendo negociado com o Los Angeles Clippers no ano seguinte e dispensado meses depois. Ele até teve um breve bom momento atuando pelo Memphis Grizzlies, em 2016, mas depois só conseguiu contratos de dez dias para defender o New Orleans Pelicans e o Minnesota Timberwolves, até retornar ao Pacers, em março do ano passado.
Em sua segunda passagem pela equipe de Indiana, o ala-armador de 27 anos disputou 88 partidas, sete delas como titular, e angariou médias de 8.2 pontos, 4.6 rebotes e 3.5 assistências.
O post Pacers não exerce opção contratual e Lance Stephenson será agente livre apareceu primeiro em Jumper Brasil.