As franquias da NBA vão começar a reforçar seus elencos visando a temporada que vem na noite desta quinta-feira (22), quando acontece o draft deste ano. Sessenta dos melhores prospectos do planeta vão ser selecionados para atuarem na melhor liga de basquete do mundo e cada equipe pode encontrar um potencial astro com suas escolhas. Como sempre, só o tempo dirá quem realmente se deu bem no recrutamento.
O Jumper Brasil já apresentou os 38 principais prospectos deste ano como perfis detalhados ao longo dos últimos dois meses e, agora, vivemos a expectativa dos dias que antecedem o draft. Nós temos diversos posts especiais programados até quinta, quando faremos nosso tradicional programa ao vivo acompanhando e analisando cada uma das escolhas do recrutamento.
E, enquanto o “grande dia” não chega, nós convocamos nossos dois integrantes especialistas em recrutamento – Gustavo Lima e Ricardo Stabolito Jr. – e os parceiros Rodrigo Lazarini, do blog Live College Brasil, e Vitor Camargo, do blog Two Minute Warning, para apontar quem são os seus cinco prospectos favoritos do recrutamento, posição por posição. As escolhas refletem suas preferências, não a ordem específica em que acreditam que serão selecionados.
A lista começa hoje, com os armadores. Confira:
Markelle Fultz (Washington, 19 anos)
“Maior talento do Draft, Fultz é um armador dotado de atributos físico-atléticos de elite, capaz de jogar nas posições 1 e 2, com ou sem a bola nas mãos, e passador acima da média. Além disso, ele é um pontuador versátil e possui um conjunto de ferramentas para se tornar um defensor de primeira linha no basquete profissional. Enfim, Fultz é um prospecto raro, com potencial para ser uma estrela na NBA”. (Gustavo Lima)
Lonzo Ball (UCLA, 19 anos)
“Lonzo é um dos jogadores mais únicos da história recente do Draft, e não só por causa do seu pai. O que ele faz de melhor (passe, visão, QI) é de altíssimo nível, dos melhores a entrar no recrutamento recentemente, mas também tem falhas grandes que limitam seu jogo. Suas forças podem torná-lo uma superestrela, e as limitações impedi-lo de ser um grande jogador. Um dos prospectos mais interessantes dos últimos anos. (Vitor Camargo)
De’Aaron Fox (Kentucky, 19 anos)
“Fox impressionou a todos com sua velocidade e habilidade defensiva. Consegue preencher bem os espaços da quadra, tanto na defesa como no ataque, além de ter uma boa visão de jogo. O técnico de Kentucky, John Calipari, disse que Fox foi o melhor armador que ele treinou desde John Wall. De’Aaron precisará trabalhar bastante o seu arremesso de longa distância, ainda terá que malhar muito para ganhar massa muscular e conseguir aguentar o jogo físico da NBA”. (Rodrigo Lazarini)
Dennis Smith (N.C. State, 19 anos)
“O que gosto em Smith é a aura que carrega de armadores como Steve Francis e Stephon Marbury. Atlético, agressivo, pontua de qualquer ponto da quadra. Eis um jogador de instintos naturais e empolgante, onde talento supera disciplina e que vai ser bastante beneficiado pelo espaçamento da NBA – em especial, comparado a N.C. State. Vai vencer partidas para você na noite certa. Mas na errada…” (Ricardo Stabolito Jr.)
Frank Ntilikina (França, 18 anos)
“Melhor prospecto internacional deste ano, o jovem francês chama a atenção pelos atributos atléticos. Dotado de alto QI de basquete, Ntilikina tem altura privilegiada para um armador (1.96m) e uma envergadura monstruosa (2.13m). Ele sabe jogar com e sem a bola nas mãos, tem visão de quadra privilegiada, opera com facilidade no pick and roll e é capaz de defender as três posições do perímetro”. (Gustavo Lima)