Mesmo fora dos playoffs, a semana do Los Angeles Lakers segue agitada. Três dias depois da surpreendente saída de Magic Johnson da presidência do time, a direção da franquia anunciou que Luke Walton não comanda mais a equipe.
Segundo o comunicado divulgado pelo Lakers na tarde desta sexta-feira, a franquia e o treinador concordaram, mutalmente, em seguir caminhos diferentes. A pressão para a saída de Walton era grande, já que o time angelino, cercado de expectativas após a chegada do astro LeBron James, terminou a temporada apenas na décima posição da conferência Oeste, com 37 vitórias e 45 derrotas.
“Gostaríamos de agradecer a Luke pelo serviço dedicado nos últimos três anos. Desejamos toda a sorte a Luke e sua família para o futuro”, disse o gerente-geral do Lakers, Rob Pelinka, que, aparentemente, está dando as cartas na franquia depois da saída de Johnson.
Walton, de 39 anos, foi contratado pelo time de Los Angeles em abril de 2016. Na época, ele era assistente de Steve Kerr no Golden State Warriors. Bicampeão pelo Lakers como jogador (2009 e 2010), Walton não conseguiu o mesmo êxito como treinador. Em 246 jogos como comandante da equipe, ele angariou apenas 98 vitórias, o que representa um aproveitamento de quase 40%. Nas três temporadas em que esteve à frente do time, o Lakers fez campanhas negativas e, consequentemente, não chegou aos playoffs.
Walton tinha mais dois anos de contrato com a franquia angelina e US$10 milhões em salários a receber. Livre no mercado, o treinador está na mira do Sacramento Kings, que demitiu Dave Joerger nessa quinta-feira. Segundo o repórter Sam Amick, do The Athletic, Walton é a primeira opção do gerente-geral do Kings, Vlade Divac, para o cargo.
Para o cobiçado lugar de Walton no comando do Lakers, os nomes de Tyronn Lue, ex-treinador do Cleveland Cavaliers, e de Monty Williams, assistente técnico de Brett Brown no Philadelphia 76ers, são os mais cotados, de acordo com informações de Adrian Wojnarowski, da ESPN.
O post Luke Walton não é mais técnico do Lakers apareceu primeiro em Jumper Brasil.