(3) Boston Celtics 99 x 109 Cleveland Cavaliers (3)
Liderado pelo astro LeBron James, que teve uma atuação histórica, o Cleveland Cavaliers fez valer o mando de quadra nessa sexta-feira e bateu o Boston Celtics por 109 a 99, forçando, assim, o sétimo jogo na decisão da conferência Leste.
O camisa 23 do Cavs atuou por 46 minutos e ficou próximo de alcançar um triplo-duplo, com 46 pontos, 11 rebotes e nove assistências. LeBron anotou 40 ou mais pontos em cada uma das últimas sete partidas em que seu time jogou para evitar a eliminação. Além disso, ele se igualou a Michael Jordan (1989), com sete jogos marcando 40 ou mais pontos em playoffs, durante uma única temporada, ficando atrás somente de Jerry West, que obteve essa marca em oito partidas, em 1965. O detalhe é que Jordan e West tinham 26 anos quando conseguiram o recorde, enquanto James tem 33 e está na sua 15ª temporada na liga.
O duelo começou com o Celtics dominando as ações nos dois lados da quadra. O ala Jaylen Brown foi o destaque do primeiro quarto, com 15 pontos. Para piorar a situação do Cavs, a equipe perdeu Kevin Love logo aos cinco minutos. O ala-pivô e o ala Jayson Tatum colidiram cabeça com cabeça, mas Love levou a pior, foi para o vestiário e ficou de fora do restante do jogo com uma possível concussão.
Mas curiosamente, após a saída de Love, sobretudo no segundo período, o Cavs cresceu em quadra. Mais agressivo na defesa, com LeBron inspirado no ataque, e contando com a ajuda dos reservas Jeff Green, Kyle Korver, Jordan Clarkson e Larry Nance Jr., que combinaram para 20 pontos, o time de Cleveland cometeu poucos desperdícios de bola (somente três no primeiro tempo) e virou o placar. O Cavs foi para o vestiário com uma vantagem de 11 pontos: 54 a 43. LeBron, que não descansou um segundo sequer na primeira metade de jogo, anotou 25 pontos, incluindo 17 no segundo quarto.
Já o Celtics, que não manteve o bom início depois de começar a rodar os jogadores, não anotou um ponto sequer de contra-ataque no primeiro tempo. Apesar de ter um aproveitamento melhor nos arremessos de quadra (44.7% contra 43.8% do Cavs), a equipe de Boston cometeu sete desperdícios de bola e sofreu nos rebotes – 25 a 16 para o time mandante.
No segundo tempo, o Cavs não permitiu a reação do Celtics e se manteve confortável com a vantagem adquirida na primeira metade de jogo. LeBron continuou ditando o ritmo do time da casa e anotou 14 pontos no período final.
A decisão do Leste ficou para domingo, em Boston, já que o Celtics fez melhor campanha na temporada regular. A partida terá início às 21h30 (horário de Brasília) e será transmitida pela ESPN para o Brasil.
Boston
Terry Rozier: 28 pontos, sete assistências, seis bolas de três pontos convertidas e 10-16 nos arremessos de quadra
Jaylen Brown: 27 pontos e 11-18 nos arremessos de quadra
Jayson Tatum: 15 pontos e 7-13 nos arremessos de quadra
Marcus Smart: dez pontos e oito assistências
Cleveland
LeBron James: 46 pontos, 11 rebotes, nove assistências, três roubos de bola, cinco bolas de três pontos convertidas e 17-33 nos arremessos de quadra; 46 minutos
George Hill: 20 pontos e 7-12 nos arremessos de quadra
Jeff Green: 14 pontos
Larry Nance Jr.: dez pontos, sete rebotes e 5-5 nos arremessos de quadra
O post Com show de LeBron, Cavs bate Celtics e força sétimo jogo na decisão do Leste apareceu primeiro em Jumper Brasil.