Georginho de Paula
Idade: 21 anos
País: Brasil
Time: Paulistano
Posição: armador
Altura: 6’5.25’’ (1.96m)
Médias na última temporada (NBB): 10.8 pontos, 4.2 rebotes, 4.2 assistências, 1.2 roubos de bola, 0.4 tocos, 2.2 erros de ataque, 42.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 32.9% de acerto nos tiros de longa distância e 75.5% de conversão nos lances livres em 27.7 minutos de ação
Pontos fortes:
– Georginho é dono de uma das mais impressionantes combinações de estatura (1.96m) e envergadura (2.13m) em um prospecto de armação no planeta.
– Não se destaca atleticamente, mas possui condição adequada projetando jogar na NBA. Ajudado por boa mobilidade e passadas muito largas.
– Já acumula experiência atuando contra profissionais há alguns anos, no mais alto nível do basquete brasileiro.
– Excelente no jogo de transição, exibindo eficiência e boas decisões passando ou finalizando em quadra aberta.
– Evoluiu operando no post: mostra crescente capacidade para explorar oponentes mais baixos e interessante visão de quadra para fazer passes dessa posição.
– Controle de bola avançado, com facilidade para fintas e mudanças de direção, o que sugere potencial para criar separação para adversários.
– Georginho não precisa da bola nas mãos para causar impacto, pois movimenta-se com disposição no ataque e joga boa parte dos jogos do Paulistano sem a posse.
– Altruísta, criar para os companheiros é uma de suas grandes virtudes: enxerga o jogo por cima de defensores (altura), encontra ângulos para passes criativos (envergadura) e destaca-se no drive and kick.
– Não retém a bola e dinamiza as ações. Toma decisões rápidas passando e possui uma leitura rápida, natural do jogo.
– Reboteiro produtivo para sua posição, que compensa a falta de fundamentos mais sólidos com seus braços longos.
– Por suas ferramentas físicas, o brasileiro oferece evidente versatilidade defensiva: cobre muito espaço e poderia marcar até três posições na NBA atual.
– Tem disposição para contestar arremessos no perímetro, sendo uma presença até intimidante com sua enorme envergadura.
– Ele é titular de um dos times finalistas do NBB e foi eleito para o Jogo das Estrelas da liga neste ano. São feitos notáveis para um garoto de 21 anos.
Pontos fracos:
– Além de não ser o atleta mais explosivo, Georginho precisa fortalecer físico para seguir desenvolvendo-se como ameaça no post.
– Faltam-lhe ímpeto e instintos agressivos no ataque. Trata-se de um jogador bem tímido nas infiltrações e buscando as próprias oportunidades, por exemplo.
– Apresenta algumas tendências ruins no drible, colocando-se em situações difíceis: para de bater bola precocemente, força-se a driblar em espaços curtos.
– Embora tenha evoluído como arremessador, ele continua inconstante e também possui uma mecânica pouco fluida, com baixo ponto de lançamento.
– É um mismatch ambulante que mostra sérios problemas de iniciativa e tomada de decisão aproveitando-se de tais situações.
– Aliás, sua tomada de decisão em linhas gerais carece de mais refinamento. Parece confortável demais em uma postura passiva.
– Seu jogo ofensivo limita-se ao ataque è cesta e linha de três pontos. Desenvolver um pouco de mid range game é importante para colocar pressão sobre as defesas.
– Sua proporção de assistências para erros de ataque não impressiona, refletindo o fato de ainda forçar passagem e passes em momentos poucos oportunos.
– Pela questão física e/ou falta de fundamentos, Georginho é limitado na defesa do pick and roll.
– Atenção e instintos defensivos precisam melhorar bastante. Hoje, ele depende em excesso dos atributos físicos para recuperar-se de erros básicos – o que funciona em âmbito local, mas será exposto em níveis superiores de competição.
– Trata-se de um prospecto menos desenvolvido do que se espera de um jogador de 21 anos.
Projeção: segunda rodada
Confira alguns lances de Georginho de Paula: